Buscar

MT exportou mais de U$ 5,4 bilhões em mercadorias para a China em 2020


Em 2020, Mato Grosso exportou para a China US$ 5,45 bilhões em mercadorias, conforme dados do Observatório de Desenvolvimento, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).


No ano passado, 29,9% das exportações mato-grossenses foram para os chineses e 12% é a participação do país asiático na pauta de importações do estado. Soja em grão, carne, algodão e produtos florestais são os principais itens produzidos em território mato-grossense vendidos para os chineses.

Os números mostram que Mato Grosso e China estão interligados por conta do crescimento em várias ordens nos últimos anos e por uma aliança histórica de um futuro promissor. Segundo o secretário César Miranda, enquanto o estado vem crescendo na produção agrícola, principalmente de proteínas animais e vegetais, a China vem ascendendo na área industrial e tecnológica.

As perspectivas e oportunidades de negócios entre os chineses e os mato-grossenses foram apresentadas na manhã de sexta-feira (26) durante uma webinar realizada pelo governo de Mato Grosso.

Os participantes do evento puderam também saber mais sobre os caminhos para abrir um negócio na China, sobre a legislação e as vantagens de expandir negócios com os asiáticos. Para o consultor de Negócios Internacionais da CW CPA, empresa de consultoria e contabilidade com escritórios na China continental e Hong Kong, Rafael Fraga, os empresários de Mato Grosso tem um mercado gigantesco de produtos alimentícios que pode ser mais explorado.


Conforme o consultor, a importação agrícola na China continuará crescendo porque eles não conseguem suprir a demanda interna por alimentos.


Os fatores prós e os contra para se fazer negócio com a China foram apresentados por Rafael Fraga. Um dos caminhos sugeridos pelo consultor é negociar através de uma trading company, recomendado para pequenas empresas.


De acordo com o consultor são necessários três passos para negociar na China: planejamento com estudo de viabilidade de mercado; estudo da viabilidade da instalação para a abertura da empresa; projeto para promoção e vendas dos produtos. Fonte: G1 MT