Buscar

Funcionários do Hospital municipal de Nova Mutum recorrem aos vereadores e pedem socorro

Redação/Wesley Moreno

Nova Mutum-MT

- FIQUE ATUALIZADO: PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) - CLIQUE AQUI


Servidores do Hospital Municipal de Nova Mutum, administrado pelo Instituto de Saúde Santa Rosa, participaram de uma reunião na manhã de quarta-feira (28), com os vereadores da câmara municipal, o encontro ocorreu devido, a situações no qual os servidores relatam estarem sendo coagidos pela direção da instituição. A equipe de jornalismo portal MT News, recebeu informações de funcionários que terão seus nomes protegidos, mais relataram que após entregarem um documento para a direção, os mesmos começaram a sofrer represarias da instituição incluído o afastamento de duas coordenadoras e relataram que a direção abriu uma sindicância no intuito de intimidação dos colaboradores.

Siga trechos das reivindicações;

Prezadas Senhoras,

Ao cumprimenta-las, vemos através deste informar que, após inúmeras tentativas de informar e corrigir algumas dificuldades encontradas nesta Instituição, não é mais possível continuar e ser conivente com o descaso administrativo que além de nós todos os colaboradores vêm sofrendo.


Comunicamos que mesmo com todos os esforços dos profissionais envolvidos estamos sem suporte nenhum, devido segundo a diretora, não ter poder de decisão sobre a maioria dos assuntos e os responsáveis pelo ISSR de Cuiabá nem sequer comparecem a esta Instituição e tampouco respondem as solicitações enviadas.

Por inúmeras vezes em reuniões, e-mails, conversas formais e informais comunicamos a direção sobre todos os fatores que vem acontecendo, porém, no último dia 16/04/2021 no período matutino, durante uma reunião, ouvimos que estamos potencializando os problemas, não focando nas soluções e ainda nos reunindo para aumentar os problemas, alegando também que discordava da necessidade de afastamento de um profissional do corpo clínico mesmo sabendo de tudo que já vinha acontecendo desde que o mesmo assumiu plantão. Hospital Municipal de Nova Mutum/MT Administração Instituto de Saúde Santa Rosa


Durante a mesma reunião voltamos a comunicá-la que não seriamos coniventes e que se uma atitude não fosse tomada com urgência nos desligaríamos da Instituição. Segue os pontos apresentados que devem ter providências imediatas:

1. Uma direção com poder de decisão e com conhecimento em gestão hospitalar;

2. Intervenção junto a empresa terceirizada responsável pelo corpo clínico;

3. Colaboradores do corpo clínico sem responsabilidade;

4. Empresa terceirizada pelo transporte – já houve comunicação à diretora, por parte do diretor clínico, da fisioterapeuta e da coordenadora de enfermagem, sobre problemas a serem resolvidos, tais como:

  • Ambulância sem equipe adequada e com conhecimento mínimo;

  • Falta de medicamentos e materiais;

  • Equipamentos sem funcionar ou falta de equipamentos adequados para transporte;

5. Equipe de enfermagem;

6. Mudança da rotina obstétrica;

7. Setor de auditoria

8. Técnico de segurança do trabalho – após o desligamento da última técnica de segurança do trabalho, houve a contratação de uma empresa terceirizada, porém, esta empresa não prestou treinamentos, orientações, cuidando apenas da parte burocrática e esta ainda assim apresenta pendências.


Com base no exposto acima, oficializamos a direção do ISSR, à Secretária Municipal de Saúde e também a presidente da Comissão Permanente de Contrato de Gestão sobre os fatos que vem ocorrendo nesta Instituição e sobre as inúmeras tentativas de resolução da equipe perante a direção, porém, sem sucesso. Informamos ainda que Hospital Municipal de Nova Mutum/MT Administração Instituto de Saúde Santa Rosa, por não concordar com as situações apresentadas acima além de não termos condições mínimas para continuar trabalhando de forma correta, caso não sejam tomadas as medidas necessárias para corrigir os apontamentos tomaremos as medidas cabíveis.

Sendo o que se apresenta para o momento, subscrevemo-nos.


Anexo o documento com as reivindicações:

OFICIALIZAÇÃO SOBRE OCORRÊNCIAS NO IS
.
Download • 816KB

Em entrevista ao Jornalista Wesley Moreno, apresentador do programa Cidade Alerta da tv Cidade, canal 7.1 e sócio proprietário do site portal MT News, a vereadora Drª Vera Lucia Grodzicki, comentou sobre a reunião. E a formação de uma comissão com a participação de 7 vereadores para acompanhar a situação do hospital municipal.

Procurado pela reportagem do portal MT News, o hospital municipal enviou uma nota de esclarecimento, por meio de sua assessoria de imprensa. Conforme a nota, o hospital


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em resposta ao ofício encaminhado ao Hospital Municipal de Nova Mutum, o Instituto de Saúde Santa Rosa, responsável pela gestão pública da unidade, vem a público esclarecer que, após receber o documento, abriu sindicância e irá apurar todos os pontos citados a fim de verificar as possíveis ocorrências mencionadas, envolvendo questões administrativas, para tomar as devidas providências.

Mais uma vez, o Instituto de Saúde Santa Rosa reforça seu compromisso pelo bem-estar e saúde tanto da população quanto de seus colaboradores, bem como segue prezando por boas práticas, estrutura adequada e serviços de qualidade.

INSTITUTO DE SAÚDE SANTA ROSA


Hospital Municipal de Nova Mutum – MT

Anexo;

Nota de Esclarecimento -- Sindicância
.pd
Download PD • 261KB