Buscar

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é marcado com palestras e orientações

No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde, são registrados 13 mil suicídios todos os anos, e mais de 1 milhão no mundo.

- FIQUE ATUALIZADO: PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) -CLIQUE AQUI


Desde o ano de 2014 o mês de setembro ficou titulado como o mês de Prevenção ao Suicídio, desta forma a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, realiza várias atividades relacionadas ao tema afim de reduzir e prevenir o número de mortes no país. O dia 10, ou seja, hoje, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a campanha se estenderá o mês inteiro. Nesta manhã profissionais de saúde se reuniram na Câmara de Vereadores para participarem de uma palestra que teve como tema: “Como se adaptar aos novos tempos: conversando sobre suicídio”, ministrada pelo Médico Psiquiátrica, Marco Aurélio Mendonça.

“Nos organizamos para trazer esse tema importante para nossa sociedade. Durante todo o mês de setembro estaremos abrangendo esse assunto que tem preocupado a saúde municipal. Não devemos recuar e sim tentar trazer soluções para as pessoas que precisam de ajuda neste momento” - disse Sônia Ávila, Secretária de Saúde.

No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde, são registrados 13 mil suicídios todos os anos, e mais de 1 milhão no mundo. Para a secretária trata-se de uma realidade que registra cada vez mais casos principalmente entre os jovens. “Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, e em seguida os transtornos bipolar e abuso de substâncias”, destacou. Durante todo o mês a Secretaria de Saúde vai realizar várias atividades com a população e também com servidores municipais, todas voltadas ao tema de Prevenção ao Suicídio.


Ascom Prefeitura