Buscar

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual é lembrado com soltura de balões representando esperança

Este ano o ato aconteceu em frente ao Paço Municipal e contou com a participação de autoridades locais, servidores, entidades e alunos dos projetos sociais do município.

- FIQUE ATUALIZADO: PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) - CLIQUE AQUI


O dia 18 de Maio foi instituído ao assassinato de Araceli, uma menina, na época com oito anos, que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.


O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Como de costume a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Creas, Crás, Ministério Público, Cnselho Tutelar, OAB, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realiza do dia “D” de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e Adolescente.

Este ano o ato aconteceu em frente ao Paço Municipal e contou com a participação de autoridades locais, servidores, entidades e alunos dos projetos sociais do município.

“Não queríamos lembrar essa data, mas infelizmente temos que passar por isso. O ato, que aconteceu há 48 anos chocou todo mundo e se faz presente até hoje. Queremos orientar e reforçar o quão importante é nos unirmos e sermos a voz dessas crianças e jovens” - disse Aline Félix, Secretária de Cidadania e Assistência Social.


A cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são vítimas de abuso no Brasil, como ato de esperança, todas as pessoas presentes no dia “D” soltaram um balão. “Esses balões representam a esperança de que sempre mais esse tipo de delito se exclua do ambiente social e consigamos criar lugares seguros, onde as crianças e adolescentes possam realmente viver em paz”, destacou Clarisse Fleck, Coordenadora do Creas.

Durante todo o mês de maio as redes sociais da Prefeitura Municipal continuará movimentando ações de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. “Em virtude da pandemia, este ano faremos lives com direcionamento a esse tema. O nosso objetivo é chegar até essas crianças e adolescentes através das plataformas que a internet disponibiliza. Tenho certeza que vamos cumprir nossa meta”, finalizou Aline Félix.

por Ana Paula Dias | Foto: Kacio Henrique, Vinicius Fantinel e Everton Almeida