Buscar

Com aumento de óbitos na pandemia prefeitura de Lucas inicia recadastramento de túmulos do cemitério


A prefeitura de Lucas do Rio Verde iniciou um recadastramento dos túmulos do cemitério municipal, no Jardim das Palmeiras. No edital de convocação, o secretário de Planejamento e Cidade, Wellington Willem Nogueira Souto, cita o “aumento da taxa de óbitos nos últimos meses provocada pela pandemia de covid-19”, o que, segundo ele, acarreta “urgência em promover adequações no espaço disponível para futuros sepultamentos”. Desde o início da pandemia 106 faleceram.


De acordo com o secretário, o cemitério está em área urbanizada e não tem possibilidade de ampliação, o que motiva a “readequação para melhor utilização do espaço físico”. O secretário também justifica que o local possui muitos túmulos sem identificação e numeração, sendo que alguns estão em situação de abandono. Segundo o gestor, o município deverá disponibilizar um ossuário público para depositar os restos mortais que estão nesses túmulos em situação de abandono.


O objetivo do recadastramento, conforme Wellington, também é modernizar o sistema de registros de óbitos “e seus respectivos locais de sepultamento, a fim de otimizar os serviços prestados aos municípes”. Com a publicação do edital, familiares que possuem entes sepultados em Lucas deverão procurar a administração do cemitério ou fazer o recadastramento de forma online.


A prefeitura comunicou ainda que os túmulos que não foram regularizados serão abertos e os restos mortais serão encaminhados para o ossuário municipal, sendo que os locais ficarão disponíveis para novos sepultamentos. O prazo para regularização vai até 30 de julho.


Fonte: Só Notícias