Buscar

CIGA alerta para o início do período proibitivo do uso do fogo na zona rural


- FIQUE ATUALIZADO: PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) - CLIQUE AQUI


O CIGA, Comitê Interno de Gestão Ambiental, do TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, alertou que nesta quinta-feira, primeiro de julho, começou o período proibitivo do uso do fogo na zona rural de Mato Grosso. A medida foi antecipada pelo Governo do Estado por meio do decreto que declarou emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, proibindo qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais até 30 de outubro. Começou também a fase de resposta da Temporada de Incêndios Florestais 2021, período em que haverá reforço das ações das forças de segurança no combate aos incêndios florestais e ao desmatamento ilegal em todo o Estado.

O Comitê Interno de Gestão Ambiental do TCE, tem por objetivo fiscalizar e promover governança pública sobre as ações do Governo do Estado e dos municípios na esfera ambiental.

O foco principal do trabalho, nesse primeiro momento, é o plano de ações do Estado e de prefeituras para o enfrentamento às queimadas em Mato Grosso.

Dessa forma, em junho, a equipe de fiscalização do Tribunal de Contas já havia dado início às auditorias nas ações preventivas realizadas pelo governo estadual e, agora, se prepara para iniciar as auditorias nas ações da fase de resposta à Temporada de Incêndios Florestais.

Lembrando que o uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

Secom-MT