Buscar

CBMMT realiza em Nova Mutum Certificação de Cães Ligabom etapa centro-oeste

A vereadora Vera Grodzicki representou o legislativo mutuense acompanhando algumas das provas.

- FIQUE ATUALIZADO: PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) - CLIQUE AQUI


O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), iniciou hoje (14), a Certificação Nacional de Cães do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), etapa Centro-Oeste, em Nova Mutum. A vereadora Vera Grodzicki representou o Legislativo Municipal, acompanhando de perto algumas das provas aplicadas para os binômios (cão e bombeiro militar).

Na oportunidade, a parlamentar conheceu um pouco da metodologia aplicada pelos militares que colocou o Estado como referência no país na busca, resgate e salvamento de vítimas com uso de cães. Nova Mutum está entre os municípios mato-grossenses que realiza missões para este tipo de trabalho.

A Certificação é promovida pelo Conselho Ligabom e terá duração de três dias. O objetivo é avaliar o cão para testar sua capacidade operacional e desenvolvimento, padronizando atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) para a instituição militar em todo país.

A cerimônia de abertura da Certificação realizada no Sindicato Rural, contou com a presença do vice-prefeito, Alcindo Uggeri, autoridades militares do Estado e demais autoridades políticas e civis de Nova Mutum e Diamantino.


Brumadinho


Em janeiro de 2019, mais de 250 pessoas morreram com o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG). Alguns corpos ficaram desaparecidos por causa da quantidade de lama que necessitou da atuação diária de bombeiros militares para o resgate das vítimas. Na ocasião, Mato Grosso foi o estado que mais empregou a utilização de cães nas buscas, além de ser o estado que mais tempo ficou à disposição do município mineiro, totalizando quatro meses de serviço. O tenente Lopes e a cadela Ária, a 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar “5ª CIBM” de Nova Mutum participaram das buscas.

A atuação dos militares e cães do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, fez com o que o Estado se tornasse referência nacional.

TEXTO:Poliana Chaves - SECOM | CMNM

FOTOS:Mauricio Alves - SECOM | CMNM